RSS
Post Icon

29 DE JUNHO DE 2012 Filtro solar UVA e UVB – Você sabe a diferença?


Ola garotas…
Hoje resolvi fazer um post sobre uma dúvida muito comum e importante pra nós mulheres principalmente.
É sobre aquele filtros solares, UVA ou UVB, compramos produtos que contém um ou outro, mais nunca na maioria das vezes sabemos pra que serve cada um.
UVA e UVB são tipos de radiação ultravioletas emitidas pelo sol. Elas possuem diferenças físicas (comprimento de onda medido em nanômetros) e geram danos diferentes.
A radiação UVB age de forma imediata, causando queimaduras solares, e a UVA provoca danos a longo prazo, como o envelhecimento precoce e câncer de pele.
O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil, e o uso diário do protetor solar pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença.
Como eles agem na nossa pele:
A RADIAÇÃO UVA
Os raios UVA atravessam facilmente a atmosfera e a camada de ozônio (o comprimento de suas emissões estão entre 320nm e 400nm), penetrando mais profundamente na pele em todas as horas do dia. São eles que contribuem decisivamente para o bronzeamento da pele. Embora menos nocivos que os UVB, os UVA também causam danos, devido à incidência constante na superfície da Terra, o que acaba compensando, em parte, a diferença de energia entre os raios UVB e os UVA.  Os raios UVA representam cerca de 95% da radiação UV que atinge a superfície da Terra, e o fazem durante todo o dia.
Para se entender melhor o poder de penetração dos UVA, eles foram divididos em grupos: UVA I ou UVA longo (cujos raios estão entre 340nm e 400nm) e UVA II ou UVA curto (entre 320nm e 340nm), sendo que UVA II tem a energia mais elevada devido aos seus comprimentos de onda mais curtos.Os danos na pele induzidos pelos raios UVA são oxidativos e desencadeiam a formação de formas reativas do oxigênio (radicais livres), por bombardearem átomos de oxigênio, desemparelhando seus elétrons.
Essas formas reativas do oxigênio podem danificar os núcleos das células onde foram formadas, provocando danos estruturais ou malignização. Essas reações podem levar a lesões actínicas (causadas pela exposição ao sol), que ocorrem na intimidade da derme, onde está situado o estrutura de sustentação da pele, constituído pelas fibras colágeno e elastina. Sendo, nesse nível, as principais responsáveis pela actinosenescência observada nas áreas expostas da pele.
Clinicamente, o fotoenvelhecimento pode provocar alterações na textura e cor da pele, deixando-a áspera e amarelada. Também pode induzir o surgimento de manchas, pequenas veias dilatadas, rugas, flacidez e ressecamento, entre outros.
A RADIAÇÃO UVB
Os raios UVB têm reduzida capacidade de atravessar grandes distâncias na atmosfera (o comprimento de suas ondas fica entre 290nm e 320nm) e são parcialmente filtrados pela camada de ozônio. Do total de radiação UV que atinge a superfície da Terra, cerca de 5% é UVB. Porém, estes têm grande importância do ponto de vista fotobiológico (danos à pele). Esses raios atingem a epiderme (camada externa da pele) e são responsáveis por 80% dos danos provocados pelo sol. São eles que causam a sensação de ardência, vermelhidão da pele, queimaduras.
Os efeitos das radiações UVB a longo prazo são cumulativos, como ocorre com a ceratose actínica, um crescimento pré-cancerígeno na pele causado pela exposição ao sol e que se apresenta com maior freqüência na pele clara, especialmente nos idosos e nos jovens de compleição clara.
Dependendo do tipo de pele (fototipo) e da quantidade de raios solares aos quais a pessoa se expõe durante a vida, os raios UVB podem produzir danos graves, como o câncer da pele. A advertência para evitar a exposição ao sol entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde deve-se, principalmente, aos efeitos nocivos da radiação UVB.
Todos os protetores solares possuem proteção contra os raios UVB. A capacidade eritematógena (causar a vermelhidão na pele) das radiações UVB é cerca de mil vezes superior a das UVA. Como esse efeito é imediato e mais evidente – e também por algumas limitações – a maioria dos protetores é formulada apenas para bloquear a faixa das UVB. Por esse motivo é importante verificar se o produto possui proteção contra esses dois tipos de raios.
Mas nem tudo é negativo nesse tipo de radiação. O principal benefício dos raios UVB é a sua participação na síntese de vitamina D, indispensável na prevenção do raquitismo e da osteoporose.
VOCÊ SABIA? Que uma pessoa que mora em Campos do Jordão (cidade do interior de São Paulo, localizada a 1.700m acima do nível do mar) precisa tomar mais precauções para se proteger dos raios solares? O motivo é simples: para cada 300 metros de aumento de altitude ocorre um aumento de 4% na radiação direta. E, se a pessoa não estiver protegida, sua pele pode sofrer danos num tempo menor do que se ela estivesse tomando o seu banho de sol na praia.
VOCÊ SABIA? Nas regiões cobertas de neve, a radiação pode chegar ao dobro do que seria em outras regiões do globo? Isto porque a neve reflete as radiações recebidas do sol, aumentando sua intensidade.
VOCÊ SABIA? Que a necessidade de evitar o sol do meio-dia não é lenda? Nesse horário, as radiações solares incidem perpendicularmente na superfície da Terra, percorrendo a menor distância entre o Sol e nosso planeta.
Ou seja, o sol, nosso maravilhoso sol, pode ser maléfico pra nós, temos sempre que nos cuidar, proteger a nossa pele, por isso temos tantos produtos com as devidas proteções. Cada um para a sua precisa necessidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Ola minha gente... espero que tenham curtido a postagem. Big beijo!!