RSS
Post Icon

21 DE SETEMBRO DE 2011 Crescimento do bebê a cada semana.


2º trimestre

 

14ª semana

Mãe: A mulher irá sentir-se mais forte e seu útero aumentará semana após semana. Ela pode seguir este processo ao localizar o fundo do útero, que é a parte superior do abdome. A posição deste levantará gradualmente o seu abdome.
Bebê: comprimento – 80 a 113 mm; peso – 25 g. Neste momento, o rosto do bebê está ficando mais desenvolvido, As bochechas, a ponta do nariz e as orelhas aparecem; os olhos se fecham. Inicia-se o aparecimento da lanugem, pelugem que cresce por quase todo o corpo do bebê, num padrão enrolado e embaraçado que segue o sentido da pele. Este mesmo padrão, mais tarde, originará as impressões digitais. A lanugem tem uma função de proteção da pele do bebê; esta será desprendida antes do nascimento e substituída por pêlos mais grossos. A glândula tireóide do bebê começa a produzir hormônios. Nos bebês de sexo masculino, a próstata, e nos de sexo feminino, os ovários, descem do abdome para a pelve.

15ª semana

Mãe: Neste momento, o abdome da gestante cresceu a ponto de ela não conseguir vestir suas calças. É tempo de pensar em roupas de grávida, mais largas e confortáveis. Se não gouver uma data de parto determinada, o médico poderá usar as medidas da cabeça do bebê, tiradas através do ultrassom, para determinar uma. O segundo trimestre é o melhor período da gravidez para tirar férias, pois está entre as náuseas do primeiro trimestre e o cansaço e desconforto do terceiro.
Bebê: comprimento – 93 a 103 mm; peso – 50 g. Ele tem uma pele muito fina e translúcida, através da qual aparecem os pequenos vasos sangüíneos. Os cabelos da sobrancelha e da cabeça continuam a crescer e se ele tiver os genes para cabelo escuro, os folículos começam a gerar os pigmentos para colorir os pêlos. O bebê também está se movimentando mais e com maior flexibilidade; seus braços podem dobrar.

16ª semana

Mãe: O útero da mulher está aumentando, correspondendo ao crescimento do bebê, da placenta e do líquido amniótico.
Bebê: comprimento – 108 a 116 mm; peso – 80 g. Ele mantém a cabeça ereta e agora que os músculos faciais estão levemente desenvolvidos, faz algumas caretas. Pode abrir a boca e franzir as sobrancelhas.

17ª semana

Mãe: Neste momento, o coração da mãe aumentou seu débito em aproximadamente 40%. Esse grande volume de sangue faz pressão nos pequenos vasos, tal como os capilares no nariz e na gengiva, podendo ocorrer pequenos sangramentos.
Bebê: comprimento – 11 a 12 cm; peso – 100 g. A placenta está acompanhando o crescimento do bebê. Agora ele produz uma gordura castanha que terá um papel muito importante para gerar calor posteriormente.

18ª semana

Mãe: Nesta semana, algumas mães sentem os movimentos fetais e outras sentem-nos com apenas 19 ou 20 semanas.
Bebê: comprimento – 12,5 a 14 cm; peso – 150 g. Ele já é capaz de ouvir sons, já que os ossos do ouvido e a parte do cérebro que recebe e processa os sinais dos nervos dos ouvidos estão se desenvolvendo. Ele se acostumará com o som do sangue correndo através do cordão umbilical e ao som do batimento do coração da mãe. As retinas também se tornarão sensíveis à luz; havendo espaço no útero, o bebê estará ativo, variando as posições no seu interior.
Embora o bebê pareça dormir, está consciente do mundo externo e responde a ele, e pode perceber um brilho vermelho e quente, se o sol bater diretamente na barriga da mãe.

19ª semana

Mãe: O peso da gestante está aumentando. Ela pode estar engordando em áreas localizadas, como nas nádegas, nos quadris e no abdome. Seu útero está maior; somado ao peso do seu corpo, e isto pode estar afetando sua postura e posição de dormir. É recomendável procurar uma posição mais confortável, com travesseiros, para dar suporte à noite.
Bebê: comprimento – 13 a 15 cm; peso – 200 g. Neste momento, o cérebro está em pleno desenvolvimento, sendo um dos primeiros órgãos a aparecer; seu tamanho é desproporcional. Durante as últimas semanas, os neurônios motores, os nervos que conectam os músculos ao cérebro, se desenvolveram, e agora os movimentos do bebê são dirigidos.
Os botões dentários dos dentes permanentes do bebê aparecem, atrás dos botões do dente de leite.

20ª semana

Mãe: A cintura da mulher expandiu consideravelmente e seu útero está salientando sua barriga. Como seu útero cresce muito, ele fará pressão nos pulmões, estômago e rins. Assim, ela pode sentir falta de ar ao fazer esforços, além de má digestão e a necessidade de urinar mais freqüentemente.
Bebê: comprimento – 14 a 16 cm; peso – 260 g. A pele começa a espessar, desenvolvendo quatro camadas. Ao mesmo tempo, glândulas sebáceas especiais começam a secretar uma substância cerosa chamada vernix caseoso. Esta é uma proteção vital para a pele do feto, que está imerso no líquido amniótico. É possível escutar seus batimentos cardíacos com um monitor eletrônico ou um dispositivo sônico.

21ª semana

Mãe: O peso da gestante começará a aumentar; neste período, ele será de aproximadamente metade do total durante toda a gravidez. Ela notará um aumento do apetite, que é induzido pelas 300 calorias extras de que precisa diariamente para suprir seu metabolismo sobrecarregado. Deve continuar a comer bem, conforme a orientação dada na parte nutricional. Pode ocorrer vontade de comer coisas estranhas, o que é normal.
Bebê: comprimento – 18 cm; peso – 300 g. Ele já tem um número elevado de glóbulos vermelhos no sangue e os glóbulos brancos de defesa estão começando a ser produzidos. As papilas gustativas estão começando a se formar na língua. O sistema digestivo está avançado para absorver água e açúcar do líquido amniótico que ele ingere, conduzindo as pequenas substâncias sólidas existentes até o intestino grosso.
As pálpebras ainda estão grudadas.

22ª semana

Mãe: Nas semanas anteriores, o volume de sangue da mulher aumentou e a maior parte deste aumento acontece na forma de plasma, a parte líquida do seu sangue, que tem o efeito de diluir o sangue para resultar no que é conhecido como a anemia fisiológica da gravidez. A medida de diluição de sangue da gestante é chamada de hematócrito e ele atinge seu menor índice durante esta semana. Esta anemia fisiológica é normal, mas a mãe deve checar com seu médico se está ingerindo ferro suficiente para evitar uma anemia mais grave.
Bebê: comprimento – 19 cm; peso – 350 g. Agora ele já possui tato, está aprendendo sobre seu corpo e sobre o que o circunda. O tato é um dos primeiros sentidos a amadurecer e o bebê utiliza-o para ter uma idéia de como seus membros se flexionam e se mexem. Neste momento, o bebê já tem as unhas das mãos quase totalmente crescidas. Assim como ele chupa o polegar, irá freqüentemente tocar e mexer no rosto.

23ª semana

Mãe: Neste período, podem começar as contrações de Braxton Hicks. São contrações indolores e acontecem ocasionalmente durante um dia. É um treinamento do útero para um futuro trabalho de parto. A gestante pode sentir as contrações se apoiar suas mãos no abdome. Pode sentir um desconforto na bexiga.
Bebê: comprimento – 20 cm; peso – 450 g. Os movimentos do bebê estão se tornando mais vigorosos. Ele continua a engolir pequena quantidade do líquido amniótico, eliminando-o pela urina. Engolir o líquido amniótico pode desencadear soluços no bebê e a mãe poderá sentir o corpo dele pulando. O líquido e o açúcar que ele ingere do líquido amniótico são suplementos importantes para a nutrição que ele recebe através da placenta e do cordão umbilical.

24ª semana

Mãe: Dores nas costas, pés doloridos e um cansaço geral podem afetar a mãe a partir de agora. Portanto, é importante que ela se organize para tornar sua vida o mais fácil possível, utilizando sapatos confortáveis, reservando um horário para seu descanso, colocando os pés para cima. O uso de meias elásticas favorece o não surgimento de varizes e diminui as dores na perna.
Bebê: comprimento – 21 cm; peso – 530 g. O desenvolvimento do rosto do bebê está agora mais ou menos completo. Os olhos estão juntos na frente do rosto (embora eles ainda estejam fechados). Agora ele está maior, preenchendo boa parte do útero. Ele apalpa o cordão umbilical e sente os arredores. Se a mãe assustar-se, o bebê também sentirá o impacto.

25ª semana

Mãe: O útero está do tamanho de uma bola de futebol, empurrando o diafragma e as costelas inferiores da mulher para cima, deslocando seu estômago. Somando os efeitos da progesterona, que diminui a velocidade do esvaziamento de alimentos do seu estômago, ela estará mais propensa a liberar ácido no esôfago e a ter azia, particularmente após as refeições.
Bebê: comprimento – 22 cm; peso – 700 g. A diferenciação sexual está sendo completada entre o menino e a menina. O bebê já mexe os dedos para fechar a mão. Os chutes e socos farão com que a mãe saiba quando ele está mais ativo, especificamente quando ela estiver descansando.

26ª semana

Mãe: A mulher fica mais pesada, podendo sofrer uma série de desconfortos, como dor nas costas, costelas cãibras nas pernas, dores de cabeça e pressão na pelve.
Bebê: comprimento – 23 cm; peso – 850 g. Nesta semana, o bebê abre os olhos, que estão quase completamente formados. Seja qual for a cor dos olhos do bebê, eles serão azuis enquanto ele estiver no ventre. Isto acontece em todas as raças, porque a pupila adquire sua cor final alguns meses após o nascimento.

27ª semana

Mãe: Nesta fase, há um aumento de alguns hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, que é importante para o desenvolvimento do leite materno e para o relaxamento dos músculos uterinos e outros músculos lisos.
Bebê: comprimento – 24 cm; peso – 1.000 g. Os pulmões estão formados, mas falta a substância vital para mantê-los inflados, o que significa que o bebê não conseguiria respirar sozinho se nascesse. O cérebro não está totalmente desenvolvido e o sistema imunológico ainda é deficiente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Ola minha gente... espero que tenham curtido a postagem. Big beijo!!