RSS
Post Icon

21 DE SETEMBRO DE 2011 Crescimento do bebê a cada semana.


1º trimestre

4ª Semana
Mãe: a gravidez é diagnosticada pelo exame de sangue, onde o hormônio da gravidez tem um nível mais elevado de HCG (hormônio gonadotrofina coriônica). Pode-se utilizar o teste de gravidez feito através da urina, mas neste estágio o exame não é tão preciso como o exame de sangue.
Bebê: o blastocisto começa a transformar-se em embrião, diferenciando-se em três tipos de camadas de células, que darão origem a três tipos de tecidos. A camada interior (endoderma) formará os pulmões, o fígado, o sistema digestivo e o pâncreas. A camada média (mesoderma) formará o esqueleto, músculos, rins, vasos sangüíneos e o coração. A camada externa (ectoderma) dará origem à pele, cabelo, olhos, esmalte dos dentes e ao sistema nervoso.
As células de cada tipo de tecido se movimentarão até atingirem a localização apropriada e a cabeça do embrião se afunilará em direção a um ponto, como uma lágrima.

5ª semana

Mãe: Sinais da gravidez: a mulher está feliz com a descoberta da gravidez, mas talvez um pouco insegura. Isto é normal. Acontecem alterações emocionais e no organismo, como seios doloridos e inchados, náusea e vômitos. O HCG, hormônio da gravidez, pode ocasionar congestão pélvica, que se manifesta no desejo de urinar pequenas quantidades freqüentemente. Ela pode sentir-se cansada; isto ocorre devido aos altos níveis de progesterona. Também ocorre alteração do sono, tanto sonolência como certa insônia.
Bebê: agora o embrião tem o formato de um “C” e partes superiores e inferiores bem definidas. Possui uma faixa nas costas, que se curva para formar um canal que se fechará, dando origem ao tubo neural. Posteriormente, o tubo neural se transformará em medula espinhal e cérebro. No centro do embrião, uma saliência está se desenvolvendo para formar o coração e os vasos sangüíneos.

6ª semana

Lidando com os primeiros sintomas
Mãe: nesta semana, os sinais de início de gestação permanecem. A mulher também poderá sentir-se irritada e um pouco mais cansada do que antes. É importante encontrar um período em que ela possa descansar.
Bebê: comprimento – 2 a 4 mm. O tubo neural já se fechou e o cérebro está se desenvolvendo e crescendo para preencher a cabeça. Os olhos já começam a se desenvolver. O coração começa a bater. Pequenos botões, que darão origem aos braços e pernas, começam a aparecer, mas uma cauda ainda está presente neste estágio.

7ª semana

Mãe: ocorre o espessamento do muco cervical, que coagula para formar o tampão do canal cervical no fim da gestação. Este tampão será expelido antes do trabalho de parto, quando o colo uterino da mulher começar a dilatar.
Bebê: comprimento – 5 a 13 mm; peso – 0,8 g. O aparelho digestivo embrionário está começando a se formar, com o intestino grosso já presente; os pulmões também estão se desenvolvendo, apesar de que o embrião não terá seu pulmão ativo.
O oxigênio que ele recebe, juntamente com os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, vem do sangue que passa da placenta para o embrião através do cordão umbilical. O cordão umbilical está crescendo, à medida em que a placenta amadurece. O rosto já tem os contornos, com pouca pigmentação e perfuração para a boca e narinas.

8ª semana

Mãe: apesar de o útero estar começando a aumentar, as pessoas ainda não percebem, só a gestante e seu médico. Os sintomas apresentados podem ser desagradáveis, mas isto significa que o corpo está se adaptando à gravidez e às necessidades do bebê em crescimento. Os seios começam a preparação para a amamentação; as glândulas mamárias crescem; a circulação e a freqüência urinária aumentam; o útero comprime a bexiga.
Bebê: comprimento dos pés à cabeça – 14 a 20 mm; peso – 3 g. Nas extremidades dos membros em desenvolvimento, pequenos dedos começam a se formar; aparecem minúsculos braços levemente flexionados; na lateral do pescoço, estruturas do ouvido externo também despontam; o lábio superior e a extremidade do nariz estão aparecendo no rosto; as pálpebras dos olhos estão começando a se formar.

9ª semana

Mãe: o hormônio HCG está no seu ponto máximo e a mulher notará que a pele do seu rosto ficará lisa. Aparecem algumas espinhas, seus cabelos ficam mais oleosos e os seios mais cheios e doloridos.
Bebê: comprimento – 22 a 30 mm; peso – 4 g. Nesta fase, o dorso do embrião está se endireitando e a cauda está encolhendo. A cabeça, relativamente grande, está curvada em direção ao tórax. Os olhos já estão bem desenvolvidos, mas cobertos por uma membrana palpebral. Os músculos começam a se desenvolver; as palmas das mãos já têm as pontas dos dedos claramente definidas, com um tecido entre eles que, depois, desaparecerá, para deixar os dedos separados.

10ª semana

Mãe: altos níveis de hormônios provocam tanto efeitos físicos como emocionais. É perfeitamente natural que a mulher sinta-se preocupada e tenha variações de humor. Há uma fragilização da gengiva, podendo sangrar ao escovar os dentes. Também ocorre um pequeno aumento da tireóide.
Bebê: comprimento – 31 a 42 mm; peso – 5 g. Ocorre a separação dos dedos das mãos e dos pés; aparecem botões gustativos e dentários; desaparece a cauda. São produzidos 250 mil novos neurônios a cada minuto neste estágio da gravidez. O coração já está completamente desenvolvido. Os bebês do sexo masculino já produzem o hormônio testosterona.

11ª semana

Mãe: o organismo da gestante está queimando calorias mais rápido do que antes de ficar grávida. O volume de sangue sendo bombeado no seu corpo aumenta. Isto poderá fazer com que ela sinta mais calor do que normalmente e transpirará mais, portanto, ela deve hidratar-se bem.
Bebê: esta semana marca o final do período embrionário. Agora o bebê será chamado de feto. Os vasos sangüíneos da placenta aumentam, para proporcionar ao bebê os nutrientes necessários. No abdome, os intestinos estão se desenvolvendo; parte deles ainda se projeta para o cordão umbilical e retornará ao abdome na semana seguinte; são capazes de fazer movimentos peristálticos (contrações que empurram alimentos). Nesta semana, a sua cabeça tem metade do comprimento do corpo.

12ª semana

Mãe:O útero da gestante já cresceu até 10 cm de largura e é suficientemente grande para assentar-se na pelve e avançar até o abdome. O coração poderá começar a aumentar alguns batimentos por minuto, para acompanhar o aumento de volume circulante no seu corpo. A placenta está funcionando totalmente.
Bebê: comprimento – 61 mm; peso – 9 a 13 g. O crescimento do feto continua em ritmo acelerado. O bebê dobra de tamanho nas últimas três semanas. Agora o intestino se acomoda no abdome.

13ª semana     ((Estamos akii))

Mãe: neste momento, deve haver um fluxo estável de hormônios da gravidez na corrente sangüínea da gestante, ao qual seu corpo irá adaptar-se. O mal-estar matinal (náusea e vômitos) deve parar em breve, assim como alterações de humor, ansiedades e irritabilidade, pois os riscos de aborto se reduzem.
Bebê: comprimento – 65 a 78 mm; peso – 14 a 20 g. As pálpebras do bebê se encontram e se juntam, e não irão se abrir outra vez pelos próximos 4 meses. Ele começa a colocar o polegar na boca, já que seus braços estão suficientemente comprimidos para alcançar a boca. O tecido que irá formar os ossos do bebê está começando a se desenvolver, especialmente os da cabeça, membros e algumas costelas. Agora a placenta está bem desenvolvida e assume a produção de hormônios dos ovários da gestante, a progesterona e o estradiol, fundamentais para a manutenção da gravidez.
Até o Momento…
Estamos indo muito bem, a mamãe não tem sentido dores ((graças a Deus)), nem enjôos. Raramente sinto náuzeas, tipo, um leve enjôo, mais que não chega ao vômito. E a partir desta 13ª semana começamos a sentir os primeiros movimentos…  Estamos ja pensando nos preparativos para a chegada do nosso mais novo bebe: reformas, enxovais, nomes e tudo mais que um recém nascido precisa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Ola minha gente... espero que tenham curtido a postagem. Big beijo!!